segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Chá e Gravidez

Estava lendo sobre chás e apareceram várias alertas para gestantes. 


Ainda não está na hora de me preocupar com isso, mas em meio a várias informações encontrei uma que dizia que o mate atrapalha a absorvição do ferro o que pode gerar anemia. Verdadeira ou não, eu adoro mate e sempre fui meio anêmica. Então, começarei a diminuir o mate, tarefa difícil, acreditem. Eu não bebo cerveja, não bebo refrigerante, porque não gosto mesmo. Acho cerveja amarga e refrigerante muito cheio de gás. E o sabor do mate é mara! Mas farei tipo uma dieta, evitando excessos. E quando chegar a hora de encomendar o baby, suspendo por 9 meses, fazer o quê, né?

Separei as seguintes informações como alertas para as gestantes:

"A gestante pode tomar somente chás leves e que não sejam amargos, como camomila, eucalipto, folha de laranja, alfazema, erva-doce, e bem fraquinhos. O chá de boldo é proibido nos três primeiros meses de gravidez." (Chá durante a gravidez: atenção nunca é demais)

"O chá preto e o chá mate possuem grande quantidade de cafeína e pode ser abortivo." (Chá na gravidez: pode ou não pode?)

Beijos e parabéns para as futuras mamãe!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Re-uso: Embalagem


Ontem fiz o primeiro embrulho de Natal. Tenho reparado que uma embalagem para presente está sendo vendida a partir de R$3, aquele simples saquinho colorido em tamanho pequeno. Se for um presente grande o custo aumenta. Vamos pensar que embalagem é embalagem, é uma atrativo do presente, um adorno que vai para o lixo na hora que o presenteado abre a embalagem. Puxa, um extra que vai para o lixo. Não só pensando nisso, mas focando também na idéia de personalizar uma embalagem comecei a prestar atenção no material ao meu redor.

A sacolinha desse ano da Tok&Stock, que eles dizem que é uma embalagem para presente, tem uma cor linda, um tom de roxo e a marca da empresa está estampada apenas na base. O que eu fiz?
1. cortei a base fora retirando a logomarca.
2. fiz um corte vertical aproveitando uma dobra perto da cola, e assim planifiquei adquirindo como resultado uma folha de papel.
3. retirei as alças que são da mesma cor.
4. como o meu presente não precisava do papel inteiro, cortei uma faixa.
5. depois que embrulhei o presente com o papel, coloquei a faixa virada (com a cor roxa para baixo) atravessada no presente criando um contraste muito agradável.
6. prendi essa faixa com um laço feito com as alças, que formam emendadas com durex para ficarem maiores.







Olhem as fotos com a sacola inicial, o presente prontinho e as sobras da sacola.
Retirei do wikipedia o seguinte esclarecimento:
Então, o re-aproveitamento, o re-uso, o novo uso do material desta sacola como papel de presente de embalagem é uma forma de dar uma vida a mais ao material da sacola que iria para o lixo e além de re-inserir num ciclo de vida de matéria, ainda economiza na aquisição de uma embalagem que qualquer um teria.

E salve o meio ambiente, porque o planeta sobrevive, mas nós dependemos de nós mesmos para isso. Reduza o lixo que você produz, favoreça a reciclagem e sempre que possível reutilize.

Feliz Natal!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Captando Novos Trabalhos

Boa tarde!
O motivo pelo qual não escrevo há algum tempo é o dos melhores: trabalho. É... estou com três grandes projetos distintos.  Andei preocupada em como captar novos trabalhos e isso ainda não é uma preocupação descartada, mas fazendo contatos através de nossa própria rede de amigos acaba aparecendo um possível trabalho. Mandei três propostas e todas foram fechadas, duas depois de muita negociação e a terceira foi fechada por licitação. 

[Licitação é uma concorrência entre as propostas apresentadas e normalmente necessita-se de no mínimo três orçamentos.]

Enfim, esta da licitação enviei a proposta já sem margem de negociação, no menor valor que eu poderia cobrar, sem nada incluído, seja re-trabalho ou um "favorzinho". Claro que após fechado esse trabalho, apareceu não apenas um mas em torno de 400 "favorezinhos". Essa é a hora para a boa conversa explicativa em torno do valor da hora de serviço e serviços não previstos. Antes de oferecer um novo orçamento, estou deixando o vigia do prédio do cliente fazer o tratamento de imagem. Será que isso dará certo? Bem, fica como oportunidade ao dito vigia. Claro que enviei minhas recomendações de como devem ser as imagens para serem impressas. Aguardemos e enquanto isso ganho tempo para diagramar o livro.

Outro projeto é a sinalização de uma rede de locadoras de vídeo, um projeto muito interessante que envolve letreiro, vitrine e de quebra ainda tem alguns impressos.

E o útimo projeto é um site com contrato de um ano em mailing. Esse já está a todo vapor, o site novo está começando a ser desenvolvido e o mailing já está no terceiro. É um cliente exigente e que nem sempre dá o caminho correto do que deseja, mas tenho conseguido resultados positivos. Acho que já estamos nos entendendo.

Estou agora em paralelo aos projetos captando novos trabalhos e para isso retomei as promessas de todos que indicaram algo e sumiram. Quanto mais propostas enviadas, maior a chance de fechar um. Mas aprendi uma coisa nessas últimas, o cliente gosta de ser cercado, não basta enviar a proposta, é preciso ligar, mandar emails, perguntar como vai o cliente, o que achou da proposta, etc. Nem sempre o cliente é claro, as vezes precisa de mais prazo, as vezes de um desconto pois concorrentes tem aos montes, mas o currículo e a proximidade do profissional são os diferenciais nos quais eu me apoio.