Boa tarde!
O motivo pelo qual não escrevo há algum tempo é o dos melhores: trabalho. É... estou com três grandes projetos distintos. Andei preocupada em como captar novos trabalhos e isso ainda não é uma preocupação descartada, mas fazendo contatos através de nossa própria rede de amigos acaba aparecendo um possível trabalho. Mandei três propostas e todas foram fechadas, duas depois de muita negociação e a terceira foi fechada por licitação.
[Licitação é uma concorrência entre as propostas apresentadas e normalmente necessita-se de no mínimo três orçamentos.]
Enfim, esta da licitação enviei a proposta já sem margem de negociação, no menor valor que eu poderia cobrar, sem nada incluído, seja re-trabalho ou um "favorzinho". Claro que após fechado esse trabalho, apareceu não apenas um mas em torno de 400 "favorezinhos". Essa é a hora para a boa conversa explicativa em torno do valor da hora de serviço e serviços não previstos. Antes de oferecer um novo orçamento, estou deixando o vigia do prédio do cliente fazer o tratamento de imagem. Será que isso dará certo? Bem, fica como oportunidade ao dito vigia. Claro que enviei minhas recomendações de como devem ser as imagens para serem impressas. Aguardemos e enquanto isso ganho tempo para diagramar o livro.
Outro projeto é a sinalização de uma rede de locadoras de vídeo, um projeto muito interessante que envolve letreiro, vitrine e de quebra ainda tem alguns impressos.
E o útimo projeto é um site com contrato de um ano em mailing. Esse já está a todo vapor, o site novo está começando a ser desenvolvido e o mailing já está no terceiro. É um cliente exigente e que nem sempre dá o caminho correto do que deseja, mas tenho conseguido resultados positivos. Acho que já estamos nos entendendo.
Estou agora em paralelo aos projetos captando novos trabalhos e para isso retomei as promessas de todos que indicaram algo e sumiram. Quanto mais propostas enviadas, maior a chance de fechar um. Mas aprendi uma coisa nessas últimas, o cliente gosta de ser cercado, não basta enviar a proposta, é preciso ligar, mandar emails, perguntar como vai o cliente, o que achou da proposta, etc. Nem sempre o cliente é claro, as vezes precisa de mais prazo, as vezes de um desconto pois concorrentes tem aos montes, mas o currículo e a proximidade do profissional são os diferenciais nos quais eu me apoio.