segunda-feira, 22 de junho de 2009

Cultura Chinesa

Nem sempre percebemos o quão diferentes são as culturas, não falo de moda, gastronomia ou traços físicos. Em uma conversa com um amigo que viveu na China uns meses consegui entender algumas coisas.

A primeira é a questão do fracasso. Eles não encaram nada como um fracasso, um erro ou coisa do tipo. Não existe esse fim. Na verdade, para eles isso não é o fim, mas o meio. Pensa, se ainda não conseguiu algo é porque ainda não acertou e ainda não chegou ao fim. Se ainda não acertou, esse é o meio, o aprendizado, e através dele e das novas tentativas chegará ao sucesso. Então, se ainda não está perfeito é porque ainda está do aprendizado para chegar a perfeição.

A segunda é a questão da cópia. Aqui o autor da obra copiada fica revoltado, processa etc. Na China, quando uma obra é copiada, significa que ela é muito boa. Antigamente os grandes mestres tinham aprendizes que trabalhava com ele, aprendendo suas técnicas, era uma honra copiar o grande mestre. Então, quando uma obra é copiada significa que ela é muito boa e sua cópia demonstra que o autor é um grande mestre. Mas como tudo, sempre em busca da perfeição, a cópia mais perfeita etc...

Cópia é um assunto sério, interessante existir um ponto de vista tão distante da nossa realidade. Mas uma coisa é copiar e dizer que é cópia e ainda creditar o autor original, outra é assumir a autoria... De qualquer forma, cópia não acho que deva ser um trabalho profissional, é mais para exercício de aprendizagem.

Alguém tem uma opinião formada?