S.O.S.
Souberam de uma fila mega-gigantesca que formou-se hoje em São Paulo?
Para quem não sabe, era uma fila de candidatos a um cargo temporário na prefeitura de Mauá com remunerações inferiores a mil Reais.
Gente, os problemas sociais que enfrentamos... ai ai... As pessoas passam fome, vivem na miséria, se viciam, se corrompem... Está certo que nada é motivo para roubar, para ter atitudes violentas e muito menos matar.
Mas essa fila mostra que falta mais oportunidade do que vontade. Será que se todos que quisessem trabalhar tivessem um emprego, mesmo que temporário, a realidade não seria diferente? E por que não tem? Por que é tão difícil ter mais gente trabalhando, ganhando dinheiro e consumindo? Não é esse o ciclo do consumismo? Por que não existe investimento pra isso?
Bem, eu não tenho respostas. Mas sei que a maior parcela de culpa é do governo. Sabe, muitos querem ter seu negócio, crescer e empregar. Mas fazer as coisas certas é muito dificil. Me tomem como exemplo, tem mais de um ano que resolvi profissionalizar os meus "bicos" e abrir meu negócio. O primeiro passo foi investir na abertura da empresa, isto é, na criação da pessoa jurídica, o tal do cnpj. Isso fez um ano, e vou dizer: é caro e complicado.
Com a existência da empresa, a preocupação com a fiscalização cresceu. As historinhas relativas a isso só assustavam. Então lá foi mais um baita investimento: a compra dos softwares originais. O computador deu pau, concluí que não podemos depender da máquina. Mais um investimento. Não consigo pagar os impostos sem um contador: esse é o atual problema. Toda empresa mesmo sem renda precisa de um contador e o pagamento desse profissional é mensal mesmo que não tenha serviço. Imagina? Como posso ter esse gasto fixo? O gasto fixo que gostaria de ter era outro. Penso em alugar uma sala, contratar um estagiário e poder pegar mais trabalho... Aí sim, quando o negócio crescer, tiver fluxo, contraria um contador. Mas me sinto sufocada de impostos e de falta de respostas.
Sei que meu problema é micro em comparação aos que estão na fila do desemprego. Mas um problema leva ao outro... Se muitos como eu gostariam de crescer e empregar... é... ajudaria a diminuir a fila... e quem sabe a diminuir a miséria...
Nenhum comentário:
Postar um comentário